Região dos lagos tem 11 praias reconhecidas com Bandeira Azul
De acordo com a Prolagos, 4 locais certificados para a temporada 2025/2026 estão na Lagoa de Araruama
Que a Região dos Lagos é repleta de locais deslumbrantes todos já sabem, mas o verão tem uma novidade que traz ainda mais orgulho para moradores e visitantes. Dos 18 locais reconhecidos com o selo internacional Bandeira Azul para a temporada 2025/2026 no estado do Rio de Janeiro, 11 estão nas cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, municípios atendidos pela Prolagos.
A qualidade da água é um dos 38 critérios analisados pelo programa para certificação das praias. Entre os 11 locais que estão recebendo o selo internacional nesta temporada, quatro são banhados pela Lagoa de Araruama, um reconhecimento dos avanços no saneamento e pela proteção do meio ambiente na região.
“Ver a Lagoa de Araruama consolidar sua presença no mapa do Bandeira Azul é a prova da transformação ambiental que o saneamento promove. Esse selo internacional não atesta apenas a balneabilidade, mas todo um esforço conjunto de gestão hídrica e preservação. É um presente para a região e uma garantia de que estamos no caminho certo para um desenvolvimento cada vez mais sustentável”, comentou a executiva Institucional da Prolagos, Roberta Moraes.
A Praia de Cidade Nova, em Iguaba Grande, estreante na Bandeira Azul, se juntou à também iguabense Praia de Ubás, à Praia de Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e à Praia do Caiçara, em Arraial do Cabo, como os ambientes lagunares reconhecidos.
Esta temporada também está marcando a chegada de outras três estreantes no selo internacional. As praias do Foguete e Pontal do Peró, em Cabo Frio, e José Gonçalves, em Búzios, agora, também ostentam um dos símbolos mais importantes de reconhecimento de gestão ambiental do mundo.
A Bandeira Azul é um selo ecológico voluntário. Além da qualidade da água, o programa avalia rigorosamente outros critérios com foco em gestão ambiental, como educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/u/i/5xqZgXTumXYx5KedB4Aw/materia-2-regiao-tem-11-praias-reconhecidas-internacionalmente-pelo-selo-bandeira-azul.jpeg)
A Praia de José Gonçalves, em Búzios, é estreante no Bandeira Azul, nesta temporada — Foto: Divulgação/Prolagos
“É com grande satisfação que celebro as 11 praias Bandeira Azul, motores do desenvolvimento sustentável, do turismo e da economia azul regional. Destaco as 4 praias lagunares, que consolidam nosso trabalho nos pilares de educação, qualidade da água, gestão e segurança. Avançamos também com a Trilha Translagunar, que está em fase final para obter a chancela da UNESCO na Década dos Oceanos. Meu sincero agradecimento a todos por este marco de excelência e compromisso ambiental”, destacou a coordenadora local do Bandeira Azul e gestora ambiental do Instituto Escola do Mar (IEMAR), Paloma Arias.
Outro destaque na temporada vai para Búzios, que é a cidade com mais bandeiras no estado, neste ano: quatro. Além de José Gonçalves, as praias do Forno, de Azeda/Azedinha e Tucuns também receberam a certificação. Em Cabo Frio, além do Pontal do Peró e Foguete, a Bandeira Azul também foi hasteada pelo oitavo ano consecutivo na Praia do Peró.
Confira a lista completa de praias reconhecidas com a Bandeira Azul nas cidades atendidas pela Prolagos:
- Arraial do Cabo
- Praia Lagunar de Caiçara (segundo ano)
- Búzios
- Praia de Azeda/Azedinha (segundo ano)
- Praia do Forno (quarto ano)
- Praia de José Gonçalves (estreante)
- Praia de Tucuns (segundo ano)
- Cabo Frio
- Praia do Foguete (estreante)
- Praia do Peró (oitavo ano)
- Praia do Pontal do Peró (estreante)
- Iguaba Grande
- Praia Lagunar de Cidade Nova (estreante)
- Praia Lagunar de Ubás (terceiro ano)
- São Pedro da Aldeia
- Praia Lagunar de Pedras de Sapiatiba (terceiro ano)
*COM INFORMAÇÕES DO G1/PROLAGOS