Cidades da Região dos Lagos conquistam reforço na segurança com chegada do BPTur

Cidades da Região dos Lagos conquistam reforço na segurança com chegada do BPTur
  • Por Paulo Roberto Araújo

Prefeitura de Cabo Frio iniciou as obras de adaptação do prédio localizado na Praça do Moinho.
A expectativa é que o batalhão entre em operação antes do Natal.

A Costa do Sol está prestes a receber um importante reforço na segurança pública com a instalação da unidade operacional do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) no bairro do Peró, em Cabo Frio. O secretário de Estado de Polícia Militar e comandante-geral da corporação, coronel Marcelo Menezes, informou que a tropa e as viaturas já estão prontas e que a Prefeitura de Cabo Frio iniciou as obras de adaptação do prédio localizado na Praça do Moinho. A expectativa é que o batalhão entre em operação antes do Natal.

A nova base do BPTur vai atender áreas estratégicas e de grande fluxo turístico, como o Peró, o Centro de Cabo Frio, além dos municípios de Búzios e Arraial do Cabo. Menezes já inspecionou e aprovou o imóvel e participou, de forma remota, da reunião promovida pela Associação Comercial e Turística do Peró (Acetur), com apoio dos Amigos do Peró, realizada no Hotel Paradiso Peró.

Durante o encontro, o comandante destacou a relevância da chegada do BPTur para fortalecer a segurança na Costa do Sol, atuando de forma integrada ao policiamento ostensivo do 25º BPM (Cabo Frio). Moradores e representantes da comunidade aproveitaram a reunião para solicitar maior atenção à Praça do Moinho, que necessita de revitalização, especialmente na iluminação e nos canteiros.

Também foram levantados questionamentos sobre o planejamento da Prefeitura para o réveillon e a alta temporada no Peró. O representante da Secretaria de Turismo, Marcos Simas, informou não ter detalhes sobre a programação, apesar do início oficial do verão no dia 21. Ele também não apresentou novidades sobre a Cabana do Pescador, um dos principais cartões-postais do bairro, cujo futuro será debatido em audiência pública na Justiça Federal no próximo dia 17.

— O Peró é um dos principais destinos turísticos da Costa do Sol, mas, infelizmente, ainda não há um planejamento definido para os eventos da virada do ano e da alta temporada, nem a confirmação da tenda de informações turísticas, fundamental para uma praia com certificação Bandeira Azul. Sabemos que o governo é novo, mas é preciso olhar além da área central da cidade — afirmou Anderson Akel, presidente da Acetur.

O secretário de Cultura, Carlos Lopes, garantiu que o Carnaval de 2026 no Peró será melhor estruturado, tanto na orla, onde desfila o bloco Perócão, quanto na Praça do Moinho. Ele ressaltou a importância histórica e cultural da Cabana do Pescador e disse que pretende atuar para preservar o casario.

Já o secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Leandro dos Santos, anunciou que as ações de ordenamento na Praia do Peró serão ampliadas durante a alta temporada. Segundo ele, haverá articulação com o novo secretário de Mobilidade Urbana, Kiko Jorge, para buscar soluções para o principal problema apontado pelos moradores: o caos no trânsito causado pelo excesso de veículos, agravado pelas restrições de estacionamento na Ilha do Pescador e na Praça do Moinho.

O professor Joab dos Santos apresentou uma lista de demandas do bairro, com destaque para os transtornos no trânsito durante o verão e para um pedido considerado unânime entre moradores e veranistas: a disponibilização de uma ambulância fixa no Peró para atendimentos de urgência, além da modernização do posto de saúde local. Na alta temporada, viaturas de socorro vindas do Centro enfrentam longos engarrafamentos até o bairro. Ele também criticou os preços elevados praticados por alguns comerciantes, a falta de quadriciclos para os guarda-vidas e pediu a presença de um coordenador do programa Bandeira Azul na orla durante o verão e feriados prolongados. Todas as reivindicações foram encaminhadas aos secretários, que se comprometeram a apresentar respostas.

Sobre o BPTur
O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) é uma unidade especializada da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro voltada exclusivamente ao policiamento ostensivo em regiões de grande fluxo turístico. Além do patrulhamento motorizado, o batalhão atua com ciclopatrulhamento, utilizando bicicletas para garantir maior agilidade e proximidade com moradores e visitantes em áreas de intenso movimento de pedestres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *