Chega à região dos Lagos “A BUSCA”que aborda a potência arquetípica feminina

Chega à região dos Lagos “A BUSCA”que aborda a potência arquetípica feminina

O Grupo Moitará estará em São Pedro da Aldeia nos dias 27 e 28 de junho e em Búzios entre o 5 e 6 de julho com a apresentação do seu segundo espetáculo da trilogia sobre o feminino, e com bate-papo gratuíto em cada cidade sobre acessibilidade cultural de qualidade.

“A BUSCA, versão bilíngue (Libras e português)”, último espetáculo do Grupo Moitará, reconhecido pelos seus 37 anos de pesquisa na linguagem com as máscaras teatrais, chega à Região dos Lagos para falar sobre a importância da preservação da vida e sobre a potência do feminino em todos os seres. Com uma proposta delicada e inovadora, a atriz Erika Rettl, compartilha o palco com o ator, Jhonatas Narciso, que acompanha ela na interpretação de Libras e na encenação do espetáculo.

“A BUSCA” é o segundo espetáculo da trilogia sobre a temática do feminino desenvolvida pelo Grupo Moitará. O trabalho convida o espectador a se conectar com sua natureza íntima e a refl etir sobre a qualidade das relações que estabelece com o mundo ao seu redor. Neste espetáculo o Moitará aposta em uma montagem que promova uma acessibilidade de qualidade para pessoas surdas, inserindo na cena um ator intérprete de libras que também utiliza recursos do Visual Vernacular – linguagem artística própria da cultura surda, sob a supervisão de um artista surdo. O objetivo é que tanto o público surdo quanto ouvinte possam ser contemplados e usufruam do espetáculo de forma plena. O Grupo dirige desde 2008 o Ponto de Cultura Palavras Visíveis, voltado à capacitação de artistas surdos com a linguagem da máscara com o intuito de desenvolver uma técnica de encenação bilíngue e bicultural.

“A linguagem da máscara teatral, por solicitar aos atores uma comunicação corporal expressiva e de leitura clara, faz com que cada ação e intenção seja plenamente vivenciada e essencializada. Isto faz com que o ator/atriz aprofunde sua percepção sensorial, dilatando sua escuta. Ela nos exercita para além dos códigos linguísticos”, explica Venício Fonseca, um dos fundadores do Grupo Moitará e diretor do espetáculo “A BUSCA”.

Em cada cidade, o Grupo Moitará abrirá um bate-papo sobre ‘Cultura surda e cultura ouvinte em cena – acessibilidade cultural de qualidade’, com a presença do ator surdo Ricardo Boaretto, que fez consultoria do Visual Vernacular para o espetáculo. O bate-papo acontecerá sempre depois do primeiro dia de apresentação com entrada gratuita, em São Pedro será no dia 27 de junho, e em Búzios no dia 5 de julho.

O projeto “Circulação – A BUSCA, espetáculo bilíngue (Libras e português)” foi contemplado pelo Edital Fluxos Fluminenses com o apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.
Todas as apresentações serão realizadas com ingressos solidários, em troca de 1kg de alimento não perecível, e os alimentos arrecadados serão doados a instituições benefi centes locais.

Para mais informações consultar o site: www.grupomoitara.art.br

Serviço
Espetáculo A BUSCA – bilíngue Libras e Português:
São Pedro da Aldeia
Local: Teatro Municipal Doutor Átila Costa Endereço: Rua Francisco Santos Silva, nº 555, Nova São Pedro, São Pedro da Aldeia, RJ Datas: 27 e 28 de junho (sexta e sábado) Horário: 19h
Ingresso: em troca de 1 kg. de alimento não perecível
Bate-papo: ‘Cultura surda e cultura ouvinte em cena – acessibilidade cultural de qualidade’
Data e horário: 27 de junho (sexta), após espetáculo (entrada gratuita)

Búzios
Teatro: Espaço Cultural CircoLo de Criação Endereço: Estrada da Usina Velha, nº 179 – Centro -Armação dos Búzios – RJ (em frente à Lagoa da Usina)
Datas: 5 e 6 de julho Horário: 19h
Ingresso: em troca de 1 kg. de alimento não perecível
Bate-papo: ‘Cultura surda e cultura ouvinte em cena – acessibilidade cultural de qualidade’
Data e horário: 5 de julho, (sábado), após espetáculo (entrada gratuita)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *