Peró ganha reforço na segurança, iluminação em LED e reforma da Praça do Moinho
(*) Por Paulo Roberto Araújo
A Praia do Peró, em Cabo Frio, primeira do interior fluminense a conquistar a Bandeira Azul — certificação internacional que reconhece excelência ambiental, segurança e infraestrutura — receberá em breve importantes investimentos em segurança pública, mobilidade e urbanização.
Além do sistema de videomonitoramento, o prefeito confirmou o recapeamento asfáltico das principais vias do bairro e a implantação de iluminação pública em LED na orla, na Praça do Moinho e nas ruas de acesso à praia.
— Vamos ter um Maracanã iluminado com reconhecimento facial. Estou muito feliz com o avanço do planejamento para melhorar a segurança e a qualidade de vida na cidade. A reforma da Praça do Moinho, do Jardim Esperança e do Cajueiro não é para começar daqui a dois meses. É para já — afirmou o prefeito.
As intervenções atendem a uma antiga reivindicação da comunidade e devem beneficiar diretamente moradores, comerciantes e turistas. A ampliação da iluminação pública contribuirá para aumentar a sensação de segurança, estimular a ocupação saudável dos espaços públicos e fortalecer atividades esportivas e de lazer no período noturno.
A Praça do Moinho, principal área de convivência do Peró, também será contemplada com obras de revitalização. Localizada a poucas quadras da praia, ela concentra bares, restaurantes, eventos culturais e festas tradicionais, como a festa junina que acontece no próximo fim de semana. O espaço passou por um processo de ordenamento após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura e o Ministério Público para impedir a ocupação irregular de áreas públicas durante a alta temporada.
Na orla, a nova iluminação permitirá que moradores e visitantes aproveitem o espaço com mais conforto e segurança. Como ação imediata, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, instalará ainda neste fim de semana três refletores na faixa de areia para atender a escolinha de futevôlei, ampliando as condições para a prática esportiva no período noturno.
As melhorias reforçam a posição do Peró como um dos principais destinos de turismo sustentável do Estado do Rio de Janeiro e contribuem para a manutenção dos elevados padrões de qualidade exigidos pelo Programa Bandeira Azul, referência mundial em gestão ambiental, segurança e serviços oferecidos aos usuários das praias.
Ações foram cobradas por moradores
A execução de uma série de medidas voltadas à conservação ambiental e à melhoria da infraestrutura da Praia do Peró foi cobrada nesta terça-feira (23), durante reunião do Conselho Gestor do Programa Bandeira Azul, em Cabo Frio. Parte das demandas foi apontada na visita técnica anual da coordenação nacional da Bandeira Azul; outras foram apresentadas por moradores, comerciantes, pescadores, esportistas e representantes da sociedade civil.
Durante a visita técnica, foram feitas observações sobre a limpeza da praia, especialmente em relação aos restos de coco e ao microlixo. Também foi reforçada a necessidade da implantação de um ecoponto para descarte de resíduos recicláveis, exigência prevista para todas as praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul.
A coordenadora local do programa, Luísa Reith, informou que a Escola Municipal Evaldo Salles adquiriu uma ecopeneira que será utilizada em ações educativas e experiências de coleta de microlixo. Já os comerciantes manifestaram preocupação com a eficiência da coleta de resíduos durante a alta temporada.
Os integrantes do Conselho Gestor também reforçaram o pedido da coordenação nacional para a recuperação integral da rampa de acesso à praia, utilizada principalmente por pessoas com deficiência e em operações de socorro. Segundo os conselheiros, diversos ofícios já foram encaminhados à Comsercaf e à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, sem que o problema tenha sido solucionado.
— É inadmissível esse jogo de empurra para a execução de um serviço tão simples e tão importante. Nós e os Amigos do Peró vamos reforçar mais uma vez esse pedido aos responsáveis — afirmou Anderson Akel, representante da ACETUR, entidade que reúne comerciantes do bairro.
Presentes à reunião, os pescadores artesanais do Peró também reclamaram da falta de apoio do poder público. Eles destacaram que exercem a atividade há décadas na praia, fazem parte da cultura local e, apesar disso, não contam sequer com um espaço adequado para comercializar o pescado nem com lixeiras para o descarte correto das vísceras dos peixes. Segundo eles, a pesca artesanal é uma importante atividade econômica e também um atrativo turístico.
Outro tema debatido foi a deficiência da sinalização turística e a ausência de placas proibindo o tráfego de veículos na orla. A falta de orientação aos motoristas tem gerado conflitos em uma área destinada prioritariamente a pedestres e ciclistas. Moradores também relataram problemas na iluminação pública e informaram que as placas de sinalização já estão prontas, aguardando apenas a instalação por parte do setor responsável pela mobilidade urbana.
Os jovens participantes da reunião reivindicaram ainda a criação de áreas específicas para a prática de futebol, altinha e futevôlei no trecho urbano da praia. Moradores lembraram que o pergolado de madeira localizado em um dos acessos ao Peró sofreu um desabamento parcial e aguarda reparos há vários meses.
— O piso do calçadão precisa de manutenção urgente para evitar acidentes. Também é necessário reforçar a fiscalização para impedir a circulação de veículos na orla, um espaço que deve ser preservado para pedestres e ciclistas — destacou o biólogo e ciclista Átila Balbino.